A professora de Matemática Waldijeane trabalha na Escola Padre Luiz Cassiano com as turmas de 5ª série e 6ª série (6º ano e 7º ano) do Ensino Fundamental II. Nesse ano, 2010, ao trabalhar com seus alunos da 6ª série A e B o conteúdo as quatro operações percebeu que muitos deles ainda tinham dúvidas. Então, decidiu introduzir em suas aulas uma dinâmica matemática para minimizar essas dificuldades.
Confira agora, a sequência didática utilizada por ela.
ÁREA:
Matemática e suas tecnologias
DISCIPLINAS:
Matemática
ANO:
6ª série/ 7º ano do Ensino Fundamental
TEMPO:
4 aulas (50 minutos cada)
CONTEÚDOS:
As quatro operações
OBJETIVOS:
· Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
· Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática;
RECURSOS DIDÁTICOS:
Confira agora, a sequência didática utilizada por ela.
ÁREA:
Matemática e suas tecnologias
DISCIPLINAS:
Matemática
ANO:
6ª série/ 7º ano do Ensino Fundamental
TEMPO:
4 aulas (50 minutos cada)
CONTEÚDOS:
As quatro operações
OBJETIVOS:
· Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
· Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática;
RECURSOS DIDÁTICOS:
> cartolina
> tesoura
> hidrocor
> baralho velho
> folha de ofício
METODOLOGIA:
PRIMEIRA ETAPA
Pedi que os alunos providenciassem os seguintes materiais: cartolina,tesoura, hidrocor e baralho velho. Na aula seguinte, a turma foi dividida em grupos de 4 alunos, onde eles fizeram o molde de 48 cartas utilizando o baralho, sendo que 24 cartas continham as operações solicitadas por mim e as outras 24 cartas continham as respostas para essas operações.
À parte , fizeram uma ficha para a marcação dos pontos, contendo: o nome de cada participante, pontos ganhos , pontos perdidos e o total.
SEGUNDA ETAPA
1- Distribui as cartas contendo as operações entre os participantes de cada grupo;
2- Coloquei as cartas-resposta, no centro da mesa, viradas para baixo;
3- Apresentei a turma as regras do jogo:
Cada aluno teria que retirar uma carta-resposta para uma de suas operações, se correspondesse a carta-operação, ganharia um ponto, caso contrário, perderia um ponto e devolveria a carta-resposta, passando a vez ao seu companheiro e teria que refazer o monte.
4- Logo após, pedi que começassem a jogar.
Ao término do jogo, solicitei que computassem os pontos e anunciassem o vencedor de seu grupo.
AVALIAÇÃO
· Avaliação processual acompanhando o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas;
· Participação no jogo;
· Realização de desafios;
· Cálculos das operações nos baralhos.
PARABÉNS PROFESSORA PELO TRABALHO REALIZADO A PARTIR DAS DIFICULDADS DE SEUS ALUNOS, OBSERVADAS POR VOCÊ!
SÃO TRABALHOS COMO ESSE QUE DEVEM FAZER PARTE DE UM CURRICULO QUE EFETIVE, DE FATO, A APRENDIZAGEM.
QUE POSSAMOS NOS DEILEITAR COM O TRECHO DO RELATO DE SUA EXPERIÊNCIA EXITOSA!
“Conclui com essa atividade que, aqueles alunos que se saíram melhor nas partidas do jogo, não tinham mais dúvidas e aquele cujo o desempenho foi negativo, não compreendiam as regras das quatro operações envolvendo os números negativos , por esse motivo, não as souberam resolver e que teriam que se dedicar mais ao estudo das mesmas. Ao entrevistá-los sob a novidade trazida para a sala , disseram que haviam gostado de trabalhar o conteúdo na prática. Diante do resultado, decidi que utilizarei mais técnicas como essa em minhas aulas, para que assim, resgate a confiança de meus alunos, na disciplina que tanto os assusta e os mantém distantes na sala de aula.”
METODOLOGIA:
PRIMEIRA ETAPA
Pedi que os alunos providenciassem os seguintes materiais: cartolina,tesoura, hidrocor e baralho velho. Na aula seguinte, a turma foi dividida em grupos de 4 alunos, onde eles fizeram o molde de 48 cartas utilizando o baralho, sendo que 24 cartas continham as operações solicitadas por mim e as outras 24 cartas continham as respostas para essas operações.
À parte , fizeram uma ficha para a marcação dos pontos, contendo: o nome de cada participante, pontos ganhos , pontos perdidos e o total.
SEGUNDA ETAPA
1- Distribui as cartas contendo as operações entre os participantes de cada grupo;
2- Coloquei as cartas-resposta, no centro da mesa, viradas para baixo;
3- Apresentei a turma as regras do jogo:
Cada aluno teria que retirar uma carta-resposta para uma de suas operações, se correspondesse a carta-operação, ganharia um ponto, caso contrário, perderia um ponto e devolveria a carta-resposta, passando a vez ao seu companheiro e teria que refazer o monte.
4- Logo após, pedi que começassem a jogar.
Ao término do jogo, solicitei que computassem os pontos e anunciassem o vencedor de seu grupo.
AVALIAÇÃO
· Avaliação processual acompanhando o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas;
· Participação no jogo;
· Realização de desafios;
· Cálculos das operações nos baralhos.
PARABÉNS PROFESSORA PELO TRABALHO REALIZADO A PARTIR DAS DIFICULDADS DE SEUS ALUNOS, OBSERVADAS POR VOCÊ!
SÃO TRABALHOS COMO ESSE QUE DEVEM FAZER PARTE DE UM CURRICULO QUE EFETIVE, DE FATO, A APRENDIZAGEM.
QUE POSSAMOS NOS DEILEITAR COM O TRECHO DO RELATO DE SUA EXPERIÊNCIA EXITOSA!
“Conclui com essa atividade que, aqueles alunos que se saíram melhor nas partidas do jogo, não tinham mais dúvidas e aquele cujo o desempenho foi negativo, não compreendiam as regras das quatro operações envolvendo os números negativos , por esse motivo, não as souberam resolver e que teriam que se dedicar mais ao estudo das mesmas. Ao entrevistá-los sob a novidade trazida para a sala , disseram que haviam gostado de trabalhar o conteúdo na prática. Diante do resultado, decidi que utilizarei mais técnicas como essa em minhas aulas, para que assim, resgate a confiança de meus alunos, na disciplina que tanto os assusta e os mantém distantes na sala de aula.”
PROFESSORA WALDIJEANE, DA ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO
OI QUERIDA!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DE SUA CRIATIVIDADE!
SÓ GOSTARIA, SE POSSÍVEL QUE POSTASSE O MODELO DESSE BARALHO