“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

(Paulo Freire)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Escola Padre Luiz Cassiano inicia formação do SISMÉDIO



 Iniciou-se, na nossa escola, sábado, 06/09, a formação continuada de professores do Ensino Médio, SISMEDIO, através do programa Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, com o tema “Ensino Médio e Formação Integral”, visando refletir a respeito da realidade atual dessa importante etapa educacional, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento dos professores e coordenadores pedagógicos e rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as DCNEM – Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
A formação tem como orientadora de estudo a professora Audenice Coelho Cavalcanti, licenciada em Letras, que atualmente é educadora de apoio da Escola Padre Luiz Cassiano. Estão participando como cursistas 22 (vinte e dois) professores, além da educadora de apoio da escola – professora Elaine Kuskoski. As gestoras da escola Dilene Lima e Márcia Leocádia Damasceno fizeram a abertura do encontro, dando as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância desse momento de formação.
O momento de estudo, no chão da escola, começou  às 8:00, sendo desenvolvida as seguintes atividades:  no primeiro momento fez-se uma oração espontânea em seguida a acolhida com a exibição do vídeo “Bem vindo ao Pacto” na sequência  apresentado o Documento Orientador do Pacto Nacional pela Educação, na  continuidade  realizou-se a construção coletiva de um Painel Fotográfico: “Memórias do Ensino Médio”, em que todos participaram com entusiasmo, reportando-se  as lembranças através de fotos da trajetória pessoal no Ensino Médio, dialogando com o marco histórico legal. Um momento de saudosismo em que todos recordaram com carinho e reflexão da sua época estudantil. E para aprofundamento das discussões sobre a trajetória educacional no Brasil apreciou-se o documentário “Se sete vidas eu tivesse”. O vídeo mostra a experiência da escola Ginásio Vocacional. Produzido por ex-alunos da escola, onde mostra a experiência belíssima de ensino integrado, que tem como eixo o trabalho, a cultura e a ciência. O Vocacional foi submetido à ação violenta da repressão militar nos anos iniciais da Ditadura. Para fechar esse momento de retrospectiva e reflexão apresentou-se o vídeo “Ensino Médio no Brasil – História e Perspectiva”. Todos participaram expressando sua análise crítica e reflexiva, enumerando desafios a serem enfrentados pelas políticas públicas para superação dos problemas existentes e do direito social a universalização da escola publica de qualidade para todos (as).
O segundo momento deu-se ênfase para à Temática: O Jovem como sujeito do Ensino Médio e a Formação Humana Integral. Essa etapa iniciou-se com a música deleite “Tempo perdido – Legião Urbana”. A análise da canção nos reportou a compreensão da letra, como momento vivido na época pelo autor quando a escreveu. O texto se envolve na esperança que o escritor depositava nos jovens a possibilidade de mudança, apesar dos medos que iam surgindo ao longo dessa batalha, tinha-se que acreditar na mudança para um tempo melhor. Em seguida, foi realizada a Dinâmica de relaxamento e reflexão: “Meu eu em você” acompanhada da música: Só vejo Você – Tânia Mara, em que foi provocada a seguinte reflexão: Ninguém se ver completamente. Quando você se olha, se vê apenas por um ângulo; quando se olha no espelho, não é você, é sua imagem, só o outro lhe ver completamente.  Continuando o nosso estudo de grupo apresentou-se  o vídeo “Juventudes”, em que foram feitas reflexões coletivas sobre o tema tratado no vídeo, considerando o jovem, a sociedade e o atual contexto educativo.
As atividades do dia foram finalizadas com a exibição dialogada de slides: Concepções de Juventude e o encaminhamento da proposta de atividades para serem vivenciadas durante a semana.

Conclui-se, portanto, que o encontro foi dinâmico, participativo, interativo, envolvendo todos para uma reflexão/ação no tocante a “questão da juventude na escola não ser tratada como um “problema a resolver”, mas como um desafio pela busca da compreensão a respeito do que significa ser jovem e estudante em nossos dias”.

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